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Funções de orientação, controle e registro de atos e fatos da administração econômica e financeira

Etapas: Controladoria Operacional e Estratégica

1ª. Fase

A certificação da Base de Dados do Cliente é um processo fundamental para garantir a ótima qualidade dos dados e informações que estão sendo gerados e controlados pelo cliente em suas operações diárias. Se os processos e controles são deficitários, consequentemente os dados e informações são de baixa qualidade ou inexistentes. A seguir estão listados os seguintes procedimentos a serem executados pela Consultoria:

  • Documentação dos processos e procedimentos através de fluxogramas;
  • Mapeamento das atividades dos colaboradores através dos chamados funcionogramas (detalhamento das funções e atividades);
  • Aperfeiçoamento dos processos e avaliação das melhorias com medidas de desempenho quantitativas e/ou qualitativas;
  • Aderência do software de gestão da empresa aos processos e procedimentos da empresa;
  • Otimização do quadro de colaboradores para a realidade da empresa;
  • Identificação da possibilidade de melhoria tecnológica via implantação ou mudança do software de gestão para obtenção de ganhos de processo, controle e produtividade;
  • Montagem do organograma funcional da empresa.
2ª. Fase

Implantação dos principais relatórios econômicos e financeiros de controle e gestão para todo e qualquer empreendimento. Relatórios pelo critério de competência visando entre outras coisas a apuração de lucros ou prejuízos do seu negócio. Relatórios pelo critério de caixa buscando apurar a condição de liquidez e capacidade de pagamento do seu empreendimento. A seguir apresentamos os principais relatórios:

Elaboração de Demonstrativo de Resultados

A implantação do Centro de Controle de Custos por Atividade controla os resultados Econômicos da Empresa pelo critério de Competência, indicando se a empresa está gerando Lucro ou Prejuízo.

  • Criação do Centro de Custo e Lucro por Departamentos;
  • Mapeamento de ativos depreciáveis;
  • Mapeamento de passivos;
  • Mapeamento de receitas por competência de gasto;
  • Mapeamento de endividamento e despesas financeiras;
  • Mapeamento de mão-de-obra direta e indireta, fixa e variável;
  • Mapeamento dos gastos operacionais fixos e variáveis;
  • Cálculo da margem de contribuição média dos produtos;
  • Demonstrativo de Resultado Operacional (Margem de Contribuição, Margem Operacional e Margem de Lucro Líquida);
  • Ponto de Equilíbrio Econômico – Dinâmico (Realizado e Projetado);
  • Projeções Econômicas e cálculo do Grau de Alavancagem Operacional.

 Elaboração de Balanço Patrimonial

O principal objetivo do balanço patrimonial é verificar a situação patrimonial do empreendimento, evidenciando em quais contas do balanço estão os recursos da empresa. Os principais procedimentos para apuração do balanço patrimonial gerencial são:

  • Quais as posições de caixa e bancos, aplicações financeiras, clientes em aberto, estoques, fornecedores em aberto, contas a pagar em aberto, provisões diversas, se existem descontos de títulos e qual a posição das carteiras?
  • Qual o ativo imobilizado e depreciações? Qual o valor das dívidas financeiras e não financeiras a valor presente?
  • Após o levantamento de todas essas posições o valor do Patrimônio Líquido Real (PL Real) será apurado por diferença entre o ATIVO TOTAL e o PASSIVO TOTAL.

Elaboração de Fluxo de Caixa atual e projetado

Implantação do Fluxo de Caixa Modelo FASB95 permite que a empresa controle as entradas e saídas de recursos diariamente de maneira clara e objetiva, mostrando se os recursos movimentados no caixa são gerados através de esforços operacionais ou via recursos de terceiros. Em resumo é como se pudéssemos carimbar o dinheiro que entra e sai do caixa da empresa.

  • Criação da estrutura do fluxo de caixa FASB95 para as atividades:
    • Operacionais;
    • Investimentos;
    • Financiamentos;
    • Disponibilidade de caixa;
    • Controle diário do fluxo de caixa;
    • Projeção mensal do fluxo de caixa visando antecipar possíveis necessidades de recursos.

Análise das Necessidades de Capital de Giro da Empresa

  • Gestão do fluxo de caixa e do capital de giro de um negócio gera condições reais para o planejamento das ações táticas e estratégicas de curto e médio prazos, com destaque para: adequação do volume de compras, adequação do volume de estoques, redução do prazo médio de recebimento, elevação do prazo médio de pagamento, promoção de vendas de produtos com baixo giro, etc.;

Elaboração de Orçamento Empresarial Anual ou Budget Anual

  • Orçamento empresarial com controle mensal, cruzado, com regras de bloqueio por linha de conta gerencial e grupo de contas e por centro de lucro. Elaboração do Plano Orçamentário, implantação, acompanhamento e controle das Metas versus os gastos realizados, com propostas e estratégias de correrão dos desvios;
  • O orçamento base zero é uma metodologia direta e de alto impacto para reduções significativas de gastos, é indicado para empresas que necessitem de reestruturação e melhor empregar seus recursos para alterar seu status de estagnação. É uma abordagem na qual o orçamento é construído do zero, como uma folha em branco, na qual cada recurso (pessoas e fornecedores) de cada departamento são priorizados em uma torre conforme às diretrizes estratégicas da empresa. Todos os recursos alocados em cada atividade são discutidos e repensados sobre sua relevância para companhia, atividades consideradas como menos prioritárias são eliminadas das torres e todos os recursos associados a ela são descontinuados para o próximo exercício;
  • O Orçamento Matricial é indicado para empresas com aumentos sucessivos das despesas administrativas que necessitam equilibrar as contas para aumento de margem líquida. É uma abordagem para redução de despesas fixas por meio de um controle cruzado entre Pacotes (agrupamento de contas contábeis) e Unidades Orçamentárias (agrupamento de centros de custos). Com este processo, as diversas áreas de uma empresa passam a ter metas de despesas baseadas em oportunidades identificadas em análises e comparações (benchmarks) e planos de ação. Cria-se também uma sistemática de acompanhamento mensal, que dá visibilidade aos “estouros” de despesas e facilita a implementação de ações de recuperação.

Análise de Rentabilidade por Famílias de Produtos

  • A análise de rentabilidade por famílias de produtos é uma ferramenta essencial não somente para a Gestão Econômico-Financeira, mas também para a Gestão Comercial do seu negócio;
  • O acompanhamento sistemático das margens de contribuição dos produtos e de suas famílias possibilita ações estratégicas na política comercial da empresa entre elas: ajustes de preços e descontos dos produtos, mudança de mix de produtos, meta de vendas e de margem de contribuição em linha com o ponto de equilíbrio do budget global da empresa.

Cálculo de Custo Médio Ponderado de Capital (WACC)

O Custo Médio Ponderado de Capital (Weighted Average Cost of Capital – WACC), da empresa representa as expectativas mínimas de remuneração das diversas fontes de financiamento (próprias e de terceiros) que dão lastro às suas operações. É um conceito essencial para toda decisão financeira, e pode ser entendido como o retorno médio exigido para toda a empresa. O custo de capital para uma empresa pode ser usado como uma medida de avaliação da atratividade econômica de um investimento, de referência para a análise de desempenho e viabilidade operacional, e de definição de uma estrutura ótima de capital.

  • O Custo Médio Ponderado de Capital é estabelecido pelas condições com que a empresa obtém seus recursos financeiros no mercado, sendo geralmente determinado por uma média dos custos de oportunidade do capital próprio (acionistas) e capital de terceiros (credores), ponderados pelas respectivas proporções utilizadas de capital, e líquidos do imposto de renda. Formulando, tem-se: WACC  = (Ke x [PL/P+PL]) + (Ki x [P/P+PL]), em que: Ke representa o custo de oportunidade do capital próprio; [PL/P+PL] a proporção do capital próprio; Ki representa  o custo do capital de terceiros; o [P/P+PL] a proporção do capital  (oneroso)  de  terceiros;  e  o  P (passivo  oneroso)  e  PL ( patrimônio líquido).

Precificação de Produtos e Serviços

  • A consultoria verifica a política de precificação da empresa, em especial se os preços de venda estão compatíveis com seus custos e o mercado;
  • Elaboração da ferramenta em Excel para precificação de produtos, mercadorias e serviços, composta por planilhas de insumos nacionais ou importados (matéria-prima e mão-de-obra própria e terceirizada), planilhas de mercadorias nacionais ou importadas, planilhas de custos hora e taxa MOD de produção e/ou etapas intermediárias de produção, planilhas de custo final, cálculo de outros gastos variáveis (impostos, comissões, fretes, etc.) e a planilha de precificação em si, que permite a simulação de margens de contribuição dos produtos e mercadorias, bem como, gerar a tabela de preços comerciais. Totalmente indexada, gera novos preços de vendas no caso de mudança de qualquer parâmetro, tornando a atualização de tabelas de preços algo muito simples. Serve também para orçar produtos sob encomenda.

Elaboração de Painel de Indicadores Chaves de Desempenho (KPIs)

  • Os indicadores-chave de desempenho, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), são ferramentas de gestão para verificação do nível de desempenho ou sucesso da organização em uma meta específica ou geral, possibilitando o acompanhamento de forma sistemática dos objetivos traçados a fim de que os gestores da empresa possam verificar se estão no caminho certo. Esses indicadores podem ser qualitativos ou quantitativos, acompanhados tanto por meio de planilhas (manualmente) como por software (automaticamente);
  • Os KPIs também servem como forma de comunicação entre o corpo de gestores de uma empresa e seus liderados, comunicando o desempenho de um processo ao longo de um período. Por meio dos KPIs, todos os funcionários conhecem e tornam-se envolvidos na missão da corporação, a fim de alinhar os esforços em torno das estratégias estabelecidas por seus superiores;
  • Dessa forma, por meio dos resultados apontados nos KPIs, é possível quantificar o desempenho da empresa, permitindo que os colaboradores entendam o quanto suas atividades são importantes para o sucesso desses números;
  • Podem ser criados indicadores para todas as áreas da organização, entre eles citamos alguns exemplos:

 

  • Área Comercial
    • Meta de Vendas;
    • Meta de Margem de Contribuição;
    • Meta de Geração de Leads;
    • Meta de Conversão de novos negócios.

 

  • Área Financeira
    • Meta de Lucro Bruto
    • Meta de Lucro Operacional;
    • Meta de Lucro Líquido;
    • Meta de Ebitda;
    • Meta de EVA;
    • Meta de Redução da Necessidade de Capital de Giro.

 

  • Área de Logística
    • Meta de Redução de Custos Unitários (maior número de itens entregues pelo mesmo custo geral de frete);
    • Meta de Redução do Tempo de Entrega;
    • Meta de Redução de Gastos com Combustível X Itens Entregues.

 

  • Área de Compras
    • Meta para Abertura de Novos Fornecedores;
    • Meta para Redução de Custo de Aquisição de Produtos, Insumos, Mercadorias e Serviços;
    • Meta para Aumento de Prazo Médio de Pagamento aos Fornecedores;
    • Meta para Redução do Volume de Estoques.