Em um mercado altamente competitivo influenciado por mudanças econômicas, sociais e tecnológicas, atuar com resultados diferenciados, exige muita organização, controle e inovação.
Assim, muitas empresas têm optado por elaborar o Planejamento Estratégico para manter a sustentabilidade de seus negócios. Por meio desse importante processo, os empresários analisam o cenário onde atuam, identificam suas crenças e valores para atuação no mercado, estabelecem a missão da empresa e sua razão de existir, a definição de metas, a destinação de recursos, o que vai entregar e como será reconhecida pelos seus clientes em determinado prazo.
O Planejamento Estratégico é um processo estruturado e organizado para que a sua empresa utilize os recursos disponíveis de modo eficiente e alcance seus objetivos. Permite ao empresário elaborar estratégias, conhecer as potencialidades e as limitações, monitorar e avaliar constantemente seus resultados, cumprindo sua missão e realizando a visão de futuro.
Etapas do Planejamento Estratégico
As etapas do Planejamento Estratégico são:
- Conceito – é fase de pensar, refletir e elaborar o propósito da empresa. Nessa etapa são definidos a missão, a visão e os valores da empresa.
- Análise do cenário – são analisados o cenário macroeconômico e seus fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos e o desempenho do setor onde a empresa atua. Conhece-se as oportunidades e as ameaças do mercado, suas fortalezas e fraquezas para atingir seu objetivo.
- Elaboração – essa etapa é subdividida em:
- Definição dos negócios – são colocados os objetivos gerais e funcionais, considerando todas as potencialidades e limitações, os produtos ou serviços que serão entregues e os benefícios aos clientes.
- Objetivos e estratégias gerais – são elaborados pela administração da empresa, considerando todos os fatores analisados no cenário. É a tomada de decisão, sobre como atuar visando o alcance da missão e à realização da visão de futuro.
- Objetivos e estratégias funcionais – são respectivamente o que e como cada área funcional da empresa vai despender esforços, visando ao alcance dos objetivos gerais, conforme a natureza dos objetivos e estratégias.
- Implantação – é a fase de realização dos objetivos, por meio da execução das estratégias. É importante o monitoramento das ações, medindo e verificando se as metas estão sendo atingidas. A implantação é complementada pela Definição dos Indicadores e pela gestão atuante da Liderança em disseminar a missão, a visão de futuro, os valores e as estratégias de atuação.
- Avaliação e Reavaliação – a administração da empresa mede e avalia o desempenho das estratégias elaboradas e realizadas e estabelece ações corretivas se for necessário, quando os resultados estiverem abaixo do esperado ou adotam novas estratégias.