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Estudos e Projetos Econômicos e Financeiros

Investir ou não? Estudos de viabilidade econômica são fundamentais para avaliar a viabilidade de projetos de investimentos.

Estudos e Projetos Econômicos e Financeiros

  • Valuation é o termo em inglês para “Avaliação de Empresas”. É o processo de estimar quanto vale uma empresa, determinando seu preço justo e o retorno de um investimento em suas ações. Existem diversas formas de avaliação, sendo as mais comuns: o valor do patrimônio líquido ajustado, o valor presente do fluxo de caixa livre futuro e o valor dos múltiplos de empresas comparáveis.
  • Existem uma série de razões para se fazer um Valuation de uma empresa, entre os principais destacamos: retirada de sócios, separações conjugais, necessidade de penhora de ativos tangíveis e intangíveis (como, por exemplo, a marca comercial registrada) como garantia para o fisco, processos de cisão, de fusão, de incorporação, de venda, de compra ou mesmo recebimento de uma oferta de aporte de um investidor;
  • Além dessas necessidades saber o valor real de sua empresa permite que você a conheça melhor, explorando os aspectos que chamamos de “drivers“ que mais agregam valor e aqueles que mais subtraem valor de seu negócio. Dessa forma, os gestores podem reforçar as ações que geram valor e mitigar as ações que não geram valor ao longo do tempo.
  • O processo de avaliação de marcas realizado pela Serra & Diniz Avaliação Econômica busca de modo simples e prático construir uma ponte entre o mundo do marketing e das finanças dentro das empresas ligando e criando forte interação nessas áreas fundamentais na gestão do maior ativo das corporações nos dias atuais.
  • O valor monetário de uma marca deve representar o benefício econômico conferido por uma marca decorrente de sua vida econômica útil esperada. Geralmente, o valor monetário será calculado como referência dos seus fluxos de caixa, determinado pelos ganhos, pelos lucros econômicos ou pela redução de custos.
  • Para determinar o valor de uma marca, é necessário que esta possa ser negociada independente da empresa, ou seja, que a marca tenha “vida própria”, que tenha valor imediato para quem compra, permitindo assumir uma posição de mercado que venha a representar um ganho significativo e mensurável para sua produção e comercialização.
  • Todos os Laudos de Avaliação Econômica de Marca elaborados pela Serra & Diniz têm como base metodológica a Norma Internacional ISO 10.668 sobre “Brand Valuation” que determina os requisitos para uma avaliação econômica de marca registrada. Esta norma especifica os requisitos básicos para os procedimentos e métodos de mensuração do valor econômico da marca. Determina também: os objetivos da avaliação, as bases de abordagens de avaliação para avaliação, os métodos de avaliação, as premissas utilizadas, a qualidade dos dados e as formas e métodos de apresentação dos resultados.
  • Estudos Setoriais e de Mercado

 O Estudo Setorial é um relatório que avalia as informações de mercado, os indicadores setoriais e econômicos, que são relevantes para o seu negócio, permitindo a adoção de estratégias eficazes para alavancar seu crescimento e minimizar riscos econômicos que podem afetar seu negócio no futuro. Com a crescente concorrência no mercado, cada vez mais é preciso analisar o setor que sua empresa atua para não perder nenhum movimento do mercado. O Estudo Setorial é essencial para que sua empresa:

  • Tenha informações relevantes sobre o segmento em que atua, reduzindo o tempo dedicado à busca por informações;
  • Utilize como instrumento para o planejamento estratégico do seu segmento de atuação, quanto para o monitoramento de cadeias a que seus custos e/ou vendas estejam relacionados;
  • Gere confiança nas decisões sobre seus planos futuros, dispondo de informações setoriais que apontam os impactos dos fatores econômicos hoje e no médio prazo;
  • Conte com informações setoriais relevantes sobre seus clientes/fornecedores e aumente a segurança no processo de concessão/gestão de crédito para fornecedores estratégicos;
  • Saiba quais são os segmentos mais promissores da economia e gere processos inteligentes de prospecção, investimento e financiamento.
  • O Estudo Setorial tem no seu conteúdo as seguintes informações:
    • Perfil do Setor;
    • Histórico dos últimos 2 anos;
    • Conjuntura Setorial;
    • Cenário macroeconômico;
    • Perspectivas;
    • Quadros e Gráficos.
    • Todos os dados são extraídos de fontes seguras, analisados e consolidados por economistas.

 

  • Nossos estudos estão divididos em 4 macrosetores, mas elaboramos sob encomenda estudos especiais sobre setores que não estão contidos na lista abaixo:

 

  • AGRONEGÓCIO
    •  Agricultura
    • Algodão
    • Avicultura
    • Bovinocultura
    • Café
    • Leite
    • Milho
    • Soja
    • Suinocultura

 

  • COMÉRCIO
    • Atacado
    • Comércio de Material de Construção
    • Comércio Eletrônico
    • Farmácias
    • Distribuidoras de Combustíveis
    • Supermercados
    • Varejo

 

  • INDÚSTRIA
    • Açúcar e Álcool
    • Água e Refrigerante
    • Alimentos
    • Autopeças
    • Calçados
    • Caminhões e Ônibus
    • Celulose
    • Cerveja
    • Couro e Curtume
    • Eletrodomésticos
    • Embalagens
    • Farmacêutica
    • Fertilizantes
    • Fundição
    • Gráficas
    • Higiene e Limpeza
    • Frigoríficos de Carne Bovina
    • Frigoríficos de Carne Avícola e Suína
    • Indústria Geral
    • Laticínios
    • Móveis
    • Papel
    • Perfumaria e Cosméticos
    • Petróleo e Derivados
    • Plásticos
    • Siderurgia
    • Têxtil e Vestuário
    • Tintas e Vernizes
    • Torrefadoras de Café
    • Veículos Leves

 

  • SERVIÇOS
    • Construção Civil Leve
    • Saúde Privada
    • Serviços
    • Transporte Rodoviário de Cargas
    • Turismo 

A Análise da Concorrência é instrumento fundamental para avaliar a atuação da sua empresa. Mais do que compreender quem são os concorrentes e como estão posicionados, a análise possibilita guiar seus negócios pelos caminhos mais vantajosos, por meio de novas ideias, incorporação de boas práticas, implementação de melhorias e adoção de ações para redefinir os rumos e o posicionamento de sua empresa.

Os principais objetivos de uma Análise da Concorrência são:

  • Definir objetivos realistas para o seu negócio;
  • Entender a estratégia do concorrente;
  • Fornecer informações importantes no tempo definido;
  • Estruturar-se para as decisões relacionadas com o mercado;
  • Concentrar força sobre os pontos fracos do seu concorrente;
  • Reconhecer a vantagem competitiva dos concorrentes;
  • Conhecer o posicionamento de mercado;
  • Reunir informações para definir suas metas corporativas.

 O Processo de Análise da Concorrência envolve 5 etapas:

  • Planejamento;
  • Entrevista;
  • Coleta de dados;
  • Análise;
  • Relatório.

 Os principais benefícios da Análise da Concorrência são:

  • Determinar as decisões estratégicas
  • Adaptar-se às mudanças legais, as preferências dos clientes e novos avanços tecnológicos;
  • Identificar potenciais de crescimento da sua empresa e como usá-los de forma rentável.
  • Redução de custos
  • Avaliação dos concorrentes no mercado a fim de verificar as opções de economia de custos;
  • Aprender com os maus investimentos da concorrência.
  • Aumento das vendas e do lucro
  • Importantes argumentos de venda podem ser colhidos das comparações com concorrentes;
  • Otimização de preços;
  • Determinar mercado e produtos nichos;
  • Reconhecimento precoce de novas tendências.
  • Minimização de riscos
  • O acompanhamento regular do mercado reduz o risco de desenvolvimentos não planejados;
  • Prevenção de alterações de demanda, devido a grandes mudanças ou eventos.

Os critérios utilizados para realizar a comparação com seus concorrentes são:

  • Negócio;
  • Produto;
  • Estratégia;
  • Marketing;
  • Produção;
  • Serviço;
  • Logística.

 Na Análise da Concorrência serão aplicadas as metodologias Análise SWOT e as 5 Forças Competitivas de Porter.

O relatório de Análise da Concorrência terá o seguinte conteúdo: 

  • Descrição da Empresa
  • Dados;
  • Produtos/Serviços;
  • Estrutura organizacional;
  • Visão e Valores;
  • Panorama Financeiro.
  • Estratégia Competitiva
  • Pontos fortes e fracos;
  • Ameaças e oportunidades;
  • Fatores internos e externos.
  • Análise da Concorrência
  • Mapeamento de grupos estratégicos;
  • Mapeamento de indicadores;
  • Ameaças de novos entrantes;
  • Ameaças de produtos os serviços substitutos;
  • Poder de negociação dos fornecedores;
  • Poder de negociação dos clientes;
  • Rivalidade entre concorrentes.
  • Panorama do Mercado
  • Perfil do Setor;
  • Histórico;
  • Situação Atual;
  • Conclusão
  • Recomendações.
  • O Plano de Negócios é uma ferramenta de análise e representação do modelo de negócio de um projeto ou empreendimento. Descreve o negócio, apresenta seu conceito e posicionamento, estabelece estratégias mercadológicas e operacionais e projeta resultados financeiros.

 

  • As aplicações do Plano de Negócios para o sucesso da sua empresa são:
    • Estudar a viabilidade de projetos;
    • Desenvolver a equipe de gestão de um empreendimento;
    • Orientar a execução da estratégia e o desenvolvimento de operações;
    • Estabelecer metas e métricas de avaliação;
    • Apresentar o negócio a potenciais investidores e a parceiros na busca de recursos financeiros, materiais e humanos.

 

  • Os principais resultados do Plano de Negócios para a sua empresa são:
    • Formalização do plano de desenvolvimento do empreendimento e orientação às equipes de gestão;
    • Simulação dinâmica de cenários, possibilidades de desenvolvimento e capacidade de geração de valor;
    • Apresentação estruturada do empreendimento para avaliação de investimentos por instituições financeiras.

 

  • O Plano de Negócios tem no seu conteúdo as seguintes informações:
    • Sumário Executivo
    • Resumo dos principais pontos do plano de negócio;
    • Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições;
    • Dados do empreendimento;
    • Missão da empresa;
    • Setores de atividades;
    • Forma jurídica;
    • Enquadramento tributário;
    • Capital social;
    • Fonte de recursos.

 

  • Descrição da Empresa
    • Descrição dos aspectos legais;
    • Histórico;
    • Situação atual;
    • Planos futuros;
    • Equipe executiva.

 

  • Produtos e Serviços
    • Descrição dos produtos e serviços;
    • Vantagens dos produtos e serviços;
    • Características próprias;
    • Atividades de desenvolvimento de produtos.

 

  • Análise Setorial
    • Descrição sumária da empresa;
    • Nicho da empresa;
    • Participantes do setor;
    • Tendências e padrões de crescimento do setor.

 

  • Plano de Marketing
    • Indicadores demográficos do mercado-alvo;
    • Tendências do mercado-alvo e padrões de crescimento;
    • Tamanho atual e potencial do mercado;
    • Estratégias de preços e posicionamento no mercado;
    • Publicidade;
    • Relações públicas e promoções.

 

  • Concorrentes
    • Diretos;
    • Indiretos;
    • Comparação de forças e fraquezas;
    • Nicho de mercado;
    • Análise de market-share;
    • Barreiras de entrada.

 

  • Estratégia de Vendas
    • Descrição do processo de vendas;
    • Canais de distribuição;
    • Políticas de serviço e garantias.

 

  • Planejamento Operacional
    • Localização da empresa;
    • Equipamentos;
    • Política de compras;
    • Processos de manufatura;
    • Política de controle de qualidade;
    • Procedimentos administrativos;
    • Admissão de funcionários e treinamento;
    • Aspectos trabalhistas;
    • Sistemas de controle gerenciais;
    • Organograma da empresa;
    • Equipe Executiva
    • Presidente e Diretores;

 

  • Planejamento Financeiro
    • Sumário financeiro;
    • Demonstrativos financeiros dos últimos três a cinco anos;
    • Projeções financeiras para os próximos três a cinco anos;
    • Análise de break-even point;
    • Indicadores financeiros;
    • Requisição de financiamento;
    • Demonstrativo de Origem e Aplicações de
    • Recursos;
    • Estratégia de Retirada;
    • Construção de Cenários;
    • Cenário básico, otimista e pessimista;
    • Avaliação Estratégica;
    • Análise da matriz SWOT.
  • Pacote de consultoria, assessoria e serviços operacionais de captação de recursos junto ao mercado financeiro, bancos públicos e privados. Atuamos em todas as modalidades de empréstimos e financiamentos, mas destacamos os financiamentos do BNDES e Desenvolve SP que apresentam as taxas de juros mais baixas do mercado.
  • Alongamento de dívidas, equacionamento de passivos, captação de recursos e mudança de perfil, redução do custo financeiro, liberação das garantias reais;
  • Adequação da modalidade de crédito à necessidade de cada cliente, sempre respeitando o ciclo operacional e as decisões de investimentos.

Em um mercado altamente competitivo influenciado por mudanças econômicas, sociais e tecnológicas, atuar com resultados diferenciados, exige muita organização, controle e inovação.

Assim, muitas empresas têm optado por elaborar o Planejamento Estratégico para manter a sustentabilidade de seus negócios. Por meio desse importante processo, os empresários analisam o cenário onde atuam, identificam suas crenças e valores para atuação no mercado, estabelecem a missão da empresa e sua razão de existir, a definição de metas, a destinação de recursos, o que vai entregar e como será reconhecida pelos seus clientes em determinado prazo.

O Planejamento Estratégico é um processo estruturado e organizado para que a sua empresa utilize os recursos disponíveis de modo eficiente e alcance seus objetivos. Permite ao empresário elaborar estratégias, conhecer as potencialidades e as limitações, monitorar e avaliar constantemente seus resultados, cumprindo sua missão e realizando a visão de futuro.

Etapas do Planejamento Estratégico

As etapas do Planejamento Estratégico são:

  • Conceito – é fase de pensar, refletir e elaborar o propósito da empresa. Nessa etapa são definidos a missão, a visão e os valores da empresa.
  • Análise do cenáriosão analisados o cenário macroeconômico e seus fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos e o desempenho do setor onde a empresa atua. Conhece-se as oportunidades e as ameaças do mercado, suas fortalezas e fraquezas para atingir seu objetivo.
  • Elaboração – essa etapa é subdividida em:
  • Definição dos negócios – são colocados os objetivos gerais e funcionais, considerando todas as potencialidades e limitações, os produtos ou serviços que serão entregues e os benefícios aos clientes.
  • Objetivos e estratégias gerais – são elaborados pela administração da empresa, considerando todos os fatores analisados no cenário. É a tomada de decisão, sobre como atuar visando o alcance da missão e à realização da visão de futuro.
  • Objetivos e estratégias funcionais – são respectivamente o que e como cada área funcional da empresa vai despender esforços, visando ao alcance dos objetivos gerais, conforme a natureza dos objetivos e estratégias.
  • Implantação – é a fase de realização dos objetivos, por meio da execução das estratégias. É importante o monitoramento das ações, medindo e verificando se as metas estão sendo atingidas. A implantação é complementada pela Definição dos Indicadores e pela gestão atuante da Liderança em disseminar a missão, a visão de futuro, os valores e as estratégias de atuação.  
  • Avaliação e Reavaliação – a administração da empresa mede e avalia o desempenho das estratégias elaboradas e realizadas e estabelece ações corretivas se for necessário, quando os resultados estiverem abaixo do esperado ou adotam novas estratégias.