A Serra & Diniz em parceria com o Instituto de Fomento e Apoio ao Terceiro Setor – APOIO BRASIL atuam fortemente nas questões voltadas ao 3º Setor da economia desde 2009.
Nosso trabalho consiste em assessorar às empresas que já atuam no 3º Setor ou que atualmente operam no 2º Setor da Economia (iniciativa privada / mercado), mas que gostariam de atuar no 3º Setor. As empresas do 3º Setor são compostas pelas Associações Privadas, Fundações Privadas, Partidos Políticos, Entidades Religiosas, Sindicatos e Condomínios. Nosso foco de atuação está voltado sobretudo para as Associações e as Fundações.
Por que as empresas privadas têm interesse de atuação no 3º setor da economia?
Vários segmentos da economia, segundo a Constituição Federal do Brasil, são considerados como obrigações de provimento pelo Estado Nacional, com destaque para os segmentos de:
- Educação: escolas do ensino básico, médio e superior;
- Saúde de maneira ampla: hospitais, clínicas das várias especialidades, consultórios médicos, dentistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, clínicas de exames laboratoriais, imagem, etc.;
- Cultura, Entretenimento e Lazer: Parque Beto Carrero World, Eventos de Música, Promoção de Shows, etc.;
- Esportes: clubes de futebol, escolas de futebol, academias de ginástica, etc.
Na Constituição Federal da República do Brasil
Art. 6 – São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Esses segmentos da economia mencionados na Constituição Federal além de receberem um tratamento diferenciado do Estado Brasileiro também apresentam outros benefícios, com destaque para:
- Imunidade Tributária – as entidades de interesse social são imunes de todos os tributos federais, estaduais e municipais.
- Renúncia Fiscal – as entidades de interesse social podem oferecer às pessoas jurídicas uma dedução na base de cálculo dos seus impostos.
- Marketing Social – valorização da marca da ESCOLA através dos programas sociais desenvolvidos, agregando valores construtivos.
- Mercado Diferenciado – com as grandes mudanças ocorridas nos últimos tempos, sobretudo, sobre responsabilidade social e ambiental, existe forte tendência do aumento de consumo de produtos e serviços fabricados ou prestados por empresas de interesse social, pois muitos consumidores preferem favorecer empresas que mantém boas relações com seus colaboradores e são ambientalmente conscientes ou socialmente responsáveis.
Com base nos fatores acima listados existem muitos empresários que atualmente operam no 2º setor nos segmentos listados e sentindo-se bastante atraídos para atuarem nos mesmos segmentos em que operam atualmente, mas em empresas do 3º setor. Cada vez mais a sociedade entende que os negócios do 3º setor são muito gratificantes, seja por atender uma necessidade social no lugar do Estado, que hoje possui imensas dificuldades para entregar à população brasileira tais serviços, seja pelo aumento de competitividade que os negócios sociais geram às suas atividades empresariais.
Nesse contexto vamos comentar um Case do 3º setor no segmento de Educação assessorado pela Serra & Diniz e a Apoio Brasil.